Geraz do Lima (Santa Maria)

 

Geraz do Lima (Santa Maria) é uma freguesia do concelho e distrito de Viana do Castelo, situa-se na margem esquerda do rio Lima, no extremo nascente do município vianense e limita com o de Ponte de Lima, sensivelmente a 12 quilómetros de cada um desses polos autárquicos.

Com uma área de 402 hectares confronta a norte com as freguesias de Deão, Moreira de Geraz do  Lima e Vitorino das Donas, a nascente com Geraz do Lima (Santa Leocádia), a sul com as de Carvoeiro e Portela Susã e pelo lado poente com as de Deocriste e também Deão.

Esta paróquia, que pertenceu ao arcediago de Neiva, tem como padroeira Santa Maria (Nossa Senhora da Expectação) e os vestígios conhecidos pela ocupação humana no seu território remetem para a cultura castreja e posterior romanização.

Nos tempos medievos integrou o Julgado de Santo Estevão de Riba Lima e, a partir de meados do século XIII, torna-se a cabeça de Julgado das Terras de Geraz do Lima, integrando ainda as povoações vizinhas de Deão, Moreira, Santa Leocádia e Vacaria. Este Julgado constituirá o concelho criado por foral de D. Manuel I, outorgado em Lisboa no dia 2 de Junho de 1515, vindo a perder esse estatuto, em 1836. Pois, é um do alargado número de concelhos extintos pela reforma de Mouzinho da Silveira e, apesar de todas as tentativas encetadas para a sua manutenção, será integrado naquele que é o actual alfoz administrativo vianenese.

Possui terrenos muito produtivos e um clima propício ao cultivo da vinha e dos cereais. Por isso, a agricultura é ainda uma actividade económica de excelência para as suas gentes, assinaladas pela emigração, à qual se junta o comércio e pequena indústria, como a construção civil.

Com uma feira quinzenal, tem no seu património natural e edificado sinais evidentes da sua identidade, com destaque para a Igreja Paroquial, Cruzeiro de S. Sebastião e Torre do Paço. No âmbito religioso sobressaem as festividades em honra de Santa Bárbara, no primeiro domingo de Julho, e de S. Sebastião, no quarto domingo de Janeiro.

Além da dinâmica das suas colectividades, o Rancho Folclórico das Terras de Geraz do Lima e a Associação Desportiva, Cultural e Social de Geraz do Lima, Santa Maria oferece ao visitante o seu Núcleo Museológico Paroquial e o desfrute do idílico monte de Santa Bárbara, soberba dádiva paisagística.

 

 

Moreira de Geraz do Lima

 

INFORMAÇÃO SUMÁRIA

 

Padroeira: Santa Marinha.

Habitantes: 597 habitantes (I.N.E 2011) e 623 eleitores em 2011.

Sectores laborais: Agricultura, pecuária, construção civil.

Tradições festivas: Senhor dos Passos, São Sebastião e Senhora das Candeias.

Valores Patrimoniais e aspectos turísticos: Igreja paroquial, Cruzeiro da Prelada, praia fluvial e lugar da Passagem.

Gastronomia: Enchidos de porco e Arroz de lampreia.

Artesanato: Bordados.

Colectividades: Grupo Trajo Verde de Geraz do Lima.

 

ASPECTOS GEOGRÁFICOS

 

A Freguesia de Moreira de Geraz do Lima, pertence ao distrito e município de Viana do Castelo e situa-se a cerca de 17 km, para nascente, da cidade de Viana do Castelo, a sede do concelho. Ocupa uma área de aproximadamente 403 ha, na margem esquerda do rio Lima, este que é um dos seus expoentes turísticos e que tem uma importância fundamental, desde sempre, na vida das suas comunidades.

Moreira de Geraz do Lima, confronta: a Norte, com o rio Lima, tendo na outra margem as freguesia de Lanheses e Vila Mou. A Nascente, confronta com a Freguesia de Vitorino das Donas, pertencente ao Concelho de Ponte de Lima. A Sul, é com a Freguesia de Geraz do Lima – Santa Maria que estabelece os seus limites e a poente é com a Freguesia de Deão.

As suas acessibilidades estão garantidas, localmente, pelas E.N.203 e 305. Na outra Margem do rio Lima, atravessando a ponte rodoviária, aí localizada, tem-se a A27 a fazer a ligação à A28 e à A3. Assim, tem-se os grandes centros a pouco tempo de viajem.

Entre os seus lugares principais estão: Candeias, Covo, Igrejas, Madorra, Passagem e Rua.

 

 

RESENHA HISTÓRICA

 

A respeito da história desta freguesia, no livro “Inventário Colectivo dos Arquivos Paroquiais vol. II Norte Arquivos Nacionais/Torre do Tombo” diz textualmente:

«Nas Inquirições de D. Afonso II, esta igreja é citada sob a denominação de “Sancta Marina” e, em 1258, as Inquirições de D. Afonso III referem-na como “parrochia Sancta Marine de Moreira”.

Nesta freguesia existe ainda o lugar de Louredo já mencionado em 1290, com a capela de Santa Marina, correspondente à sede primitiva da paróquia.

Em 1320, na lista das igrejas da Terra de Aguiar de Neiva, a igreja de Moreira foi taxada em apenas 50 libras.

Em 1258, rendia 30 mil réis.

Segundo Américo Costa, a antiga freguesia de Santa Marinha de Geraz do Lima foi abadia da apresentação da Mitra.

No foro administrativo, Moreira de Geraz do Lima pertenceu, em 1839, à comarca de Ponte de Lima e, em 1852, à de Viana do Castelo.»

Refira-se, ainda, que no mesmo livro diz que, no que respeita á Freguesia de Geraz do Lima Santa Leocádia: « (…) A Estatística Paroquial de 1862, refere-a, porém, como sendo do padroado real, no antigo concelho de Geraz do Lima.

Santa Leocádia foi sede do extinto concelho de Geraz do Lima composto por esta freguesia e pelas freguesias de Santa Maria de Geraz do Lima, Geraz do Lima, Deão e Moreira de Geraz do Lima.»

È importante recordar que, no passado, antes da construção da Ponte que liga as duas margens do Lima, justamente entre esta freguesia e a Freguesia de Lanheses, a travessia do rio se fazia de barco, no Lugar da Passagem, e por ele se transportavam pessoas e mercadorias. Daí que os símbolos heráldicos de Moreira de Geraz do Lima contemplem o Barco e o Rio Lima para além dos cachos de uvas que representam a tradição agrícola nesta terra.

 

Inventário do Património Arquitectónico

Em http://www.monumentos.pt

 

► Cruzeiro da Quinta da Prelada

 

( Fontes consultadas: Dicionário Enciclopédico das Freguesias, Freguesias Autarcas do Século XXI, Inventário Colectivo dos Arquivos Paroquiais vol. II Norte Arquivos Nacionais/Torre do Tombo. )

258 730 436
juntast@sapo.pt
 
Calendário
Ago0 Posts
Set0 Posts
Out0 Posts
Nov0 Posts
Dez0 Posts
Jan0 Posts
Fev0 Posts
Mar0 Posts
Abr0 Posts
Mai0 Posts
Jun0 Posts
Jul0 Posts
Set0 Posts
Out0 Posts
Nov0 Posts
Dez0 Posts
NOTÍCIAS RECENTES

facebook