Geraz do Lima (Santa Maria)

 

Geraz do Lima (Santa Maria) é uma freguesia do concelho e distrito de Viana do Castelo, situa-se na margem esquerda do rio Lima, no extremo nascente do município vianense e limita com o de Ponte de Lima, sensivelmente a 12 quilómetros de cada um desses polos autárquicos.

Com uma área de 402 hectares confronta a norte com as freguesias de Deão, Moreira de Geraz do  Lima e Vitorino das Donas, a nascente com Geraz do Lima (Santa Leocádia), a sul com as de Carvoeiro e Portela Susã e pelo lado poente com as de Deocriste e também Deão.

Esta paróquia, que pertenceu ao arcediago de Neiva, tem como padroeira Santa Maria (Nossa Senhora da Expectação) e os vestígios conhecidos pela ocupação humana no seu território remetem para a cultura castreja e posterior romanização.

Nos tempos medievos integrou o Julgado de Santo Estevão de Riba Lima e, a partir de meados do século XIII, torna-se a cabeça de Julgado das Terras de Geraz do Lima, integrando ainda as povoações vizinhas de Deão, Moreira, Santa Leocádia e Vacaria. Este Julgado constituirá o concelho criado por foral de D. Manuel I, outorgado em Lisboa no dia 2 de Junho de 1515, vindo a perder esse estatuto, em 1836. Pois, é um do alargado número de concelhos extintos pela reforma de Mouzinho da Silveira e, apesar de todas as tentativas encetadas para a sua manutenção, será integrado naquele que é o actual alfoz administrativo vianenese.

Possui terrenos muito produtivos e um clima propício ao cultivo da vinha e dos cereais. Por isso, a agricultura é ainda uma actividade económica de excelência para as suas gentes, assinaladas pela emigração, à qual se junta o comércio e pequena indústria, como a construção civil.

Com uma feira quinzenal, tem no seu património natural e edificado sinais evidentes da sua identidade, com destaque para a Igreja Paroquial, Cruzeiro de S. Sebastião e Torre do Paço. No âmbito religioso sobressaem as festividades em honra de Santa Bárbara, no primeiro domingo de Julho, e de S. Sebastião, no quarto domingo de Janeiro.

Além da dinâmica das suas colectividades, o Rancho Folclórico das Terras de Geraz do Lima e a Associação Desportiva, Cultural e Social de Geraz do Lima, Santa Maria oferece ao visitante o seu Núcleo Museológico Paroquial e o desfrute do idílico monte de Santa Bárbara, soberba dádiva paisagística.

 

 

Moreira de Geraz do Lima

 

INFORMAÇÃO SUMÁRIA

 

Padroeira: Santa Marinha.

Habitantes: 597 habitantes (I.N.E 2011) e 623 eleitores em 2011.

Sectores laborais: Agricultura, pecuária, construção civil.

Tradições festivas: Senhor dos Passos, São Sebastião e Senhora das Candeias.

Valores Patrimoniais e aspectos turísticos: Igreja paroquial, Cruzeiro da Prelada, praia fluvial e lugar da Passagem.

Gastronomia: Enchidos de porco e Arroz de lampreia.

Artesanato: Bordados.

Colectividades: Grupo Trajo Verde de Geraz do Lima.

 

ASPECTOS GEOGRÁFICOS

 

A Freguesia de Moreira de Geraz do Lima, pertence ao distrito e município de Viana do Castelo e situa-se a cerca de 17 km, para nascente, da cidade de Viana do Castelo, a sede do concelho. Ocupa uma área de aproximadamente 403 ha, na margem esquerda do rio Lima, este que é um dos seus expoentes turísticos e que tem uma importância fundamental, desde sempre, na vida das suas comunidades.

Moreira de Geraz do Lima, confronta: a Norte, com o rio Lima, tendo na outra margem as freguesia de Lanheses e Vila Mou. A Nascente, confronta com a Freguesia de Vitorino das Donas, pertencente ao Concelho de Ponte de Lima. A Sul, é com a Freguesia de Geraz do Lima – Santa Maria que estabelece os seus limites e a poente é com a Freguesia de Deão.

As suas acessibilidades estão garantidas, localmente, pelas E.N.203 e 305. Na outra Margem do rio Lima, atravessando a ponte rodoviária, aí localizada, tem-se a A27 a fazer a ligação à A28 e à A3. Assim, tem-se os grandes centros a pouco tempo de viajem.

Entre os seus lugares principais estão: Candeias, Covo, Igrejas, Madorra, Passagem e Rua.

 

 

RESENHA HISTÓRICA

 

A respeito da história desta freguesia, no livro “Inventário Colectivo dos Arquivos Paroquiais vol. II Norte Arquivos Nacionais/Torre do Tombo” diz textualmente:

«Nas Inquirições de D. Afonso II, esta igreja é citada sob a denominação de “Sancta Marina” e, em 1258, as Inquirições de D. Afonso III referem-na como “parrochia Sancta Marine de Moreira”.

Nesta freguesia existe ainda o lugar de Louredo já mencionado em 1290, com a capela de Santa Marina, correspondente à sede primitiva da paróquia.

Em 1320, na lista das igrejas da Terra de Aguiar de Neiva, a igreja de Moreira foi taxada em apenas 50 libras.

Em 1258, rendia 30 mil réis.

Segundo Américo Costa, a antiga freguesia de Santa Marinha de Geraz do Lima foi abadia da apresentação da Mitra.

No foro administrativo, Moreira de Geraz do Lima pertenceu, em 1839, à comarca de Ponte de Lima e, em 1852, à de Viana do Castelo.»

Refira-se, ainda, que no mesmo livro diz que, no que respeita á Freguesia de Geraz do Lima Santa Leocádia: « (…) A Estatística Paroquial de 1862, refere-a, porém, como sendo do padroado real, no antigo concelho de Geraz do Lima.

Santa Leocádia foi sede do extinto concelho de Geraz do Lima composto por esta freguesia e pelas freguesias de Santa Maria de Geraz do Lima, Geraz do Lima, Deão e Moreira de Geraz do Lima.»

È importante recordar que, no passado, antes da construção da Ponte que liga as duas margens do Lima, justamente entre esta freguesia e a Freguesia de Lanheses, a travessia do rio se fazia de barco, no Lugar da Passagem, e por ele se transportavam pessoas e mercadorias. Daí que os símbolos heráldicos de Moreira de Geraz do Lima contemplem o Barco e o Rio Lima para além dos cachos de uvas que representam a tradição agrícola nesta terra.

 

Inventário do Património Arquitectónico

Em http://www.monumentos.pt

 

► Cruzeiro da Quinta da Prelada

 

( Fontes consultadas: Dicionário Enciclopédico das Freguesias, Freguesias Autarcas do Século XXI, Inventário Colectivo dos Arquivos Paroquiais vol. II Norte Arquivos Nacionais/Torre do Tombo. )

258 730 436
juntast@sapo.pt
 
Calendário
Jan0 Posts
Fev0 Posts
Mar0 Posts
Abr0 Posts
Mai0 Posts
Jun0 Posts
Jul0 Posts
Set0 Posts
Out0 Posts
Nov0 Posts
Dez0 Posts
NOTÍCIAS RECENTES

facebook